Você já deve ter ouvido falar que o colágeno é importante para manter unhas fortes e a pele com aspecto jovem, mas os benefícios dessa proteína vão muito além da estética e são fundamentais para a saúde e o bem-estar, especialmente para as mulheres.

A partir dos 25 anos de idade, o corpo da mulher diminui a produção dessa proteína. O resultado disso reflete no espelho: com o aparecimento de algumas linhas de expressão e flacidez na pele, já que 75% da pele é composta por colágeno.

Mas além de conferir tônus na pele, fortalecer unhas quebradiças e ajudar os cabelos a crescerem mais – com força e brilho -, o colágeno também é um importante aliado da saúde dos ossos, atuando na proteção dos tecidos que envolvem o esqueleto, bem como na prevenção e no tratamento de doenças articulares, como artrose e osteoporose.

Entretanto, é sabido também que as mulheres produzem menos colágeno que os homens, e que no período da menopausa, por exemplo, a velocidade de perda dessa proteína é ainda maior. Por isso, a suplementação desta proteína é muito recomendada por médicos e nutricionistas, inclusive pelo fato de não haver restrições quanto ao seu uso.

Incorporar hábitos saudáveis, como uma alimentação equilibrada e atividades físicas regulares também contribuem para a prevenção da saúde e longevidade!