A folha verde escura, de origem europeia, sabor picante e presença marcante na salada do dia a dia é um daqueles alimentos que oferecem inúmeros benefícios à sua saúde e da sua família!    

1. Melhora a sua imunidade: por ser rico em vitamina C, nutriente que desempenha papel importante na produção de glóbulos brancos que, por sua vez, atuam no combate aos agentes invasores causadores de doenças, o consumo do vegetal contribui para fortalecer seu sistema imunológico.

2. Contribui para manter seus ossos fortes: o fósforo, presente no agrião, quando combinado com o cálcio, contribui para manter a integridade dos ossos. 

3. Protege olhos e pele: graças ao seu alto teor de vitamina A, a ingestão de agrião também está relacionada à saúde dos olhos e da pele. 

4. Bom para o coração: graças às vitaminas C e K, o consumo da folha verde-escura ajuda na prevenção de doenças cardíacas e a reduzir a pressão arterial

5. Efeito anticâncer: o agrião também é rico em ácido fólico, que contribui para a prevenção de anemia e ainda possui efeito anticâncer, graças à presença de substâncias antioxidantes e glucosinolato.

6. Previne o diabetes:  por possuir ácido alfa-lipoico, substância que ajuda a baixar os níveis de glicose no sangue, o consumo de agrião é importante na prevenção do diabetes. 

Entretanto, para garantir seus benefícios e não correr o risco de perder seus nutrientes, prefira consumir a folha crua, em saladas, sucos ou vitaminas, e evite refogá-lo. 

Contraindicação: mulheres no início da gestação e pessoas com gastrite ou problemas renais devem evitar o consumo excessivo do vegetal, pois ele pode aumentar o risco de aborto, bem como causar irritações no estômago e nas vias urinárias.